O que é preciso no planejamento para abrir uma empresa
Existem bons empreendedores que têm o dom de construir algo de valor para as pessoas com praticamente nada. Mas que, por falta de planejamento para abrir uma empresa, depois se veem obrigados a abrir mão do seu sonho. Entretanto, os problemas podem ser evitados, antes mesmo da empresa ser aberta, se alguns cuidados forem tomados na fase inicial.
Defina seu negócio
O seu negócio tem uma função que vai além da entrega do seu produto, mercadoria ou serviço. Essa função está relacionada às necessidades que as pessoas buscam saciar ao procurarem o que você oferece. Isso quer dizer que elas não compram o que e o como você faz, exatamente, mas o porquê você faz.
Partindo deste princípio, identifique qual é o propósito do seu negócio, que é estabelecer um modo único e autêntico por meio da qual a sua marca fará a diferença. Esse deve ser o seu ponto de partida em todas as ações da empresa. Sua equipe deve estar alinhada com este conceito em todas as frentes para que o seu cliente entenda.
Estude o mercado e a concorrência
É preciso saber o que as pessoas estão buscando para resolver a sua dor, em seu ramo de atuação. Também o que o mercado tem oferecido, quais preços costumam ser cobrados, qual a relação do preço da concorrência com os benefícios oferecidos e quais as marcas mais procuradas, bem como o motivo.
Além disso, analise seus pontos fortes e fracos diante do mercado, suas oportunidades e ameaças. São informações que lhe darão base para montar sua estratégia e direcionar a condução das suas ações, ao abrir uma empresa.
Considere a importância do plano financeiro para abrir uma empresa
Será no plano financeiro que você construirá o alicerce do seu negócio para não faltar dinheiro para pagar as contas do dia a dia. Por isso, faça uma análise orçamentária e, com base no seu capital inicial, avalie quais investimentos são necessários e quais podem ser deixados para um segundo momento, no processo de abertura da empresa.
Não caia na tentação de gastar mais do que você tem! É melhor começar pequeno, construindo a base aos poucos, do que gastar tudo o que você tem na implantação do negócio e começar com dívidas e juros que comprometerão a sua liquidez.
Estabeleça um controle de Fluxo de Caixa diário
Após a abertura do negócio, o plano financeiro deve continuar. Portanto, crie uma rotina diária de controle de Fluxo de Caixa! Registre tudo o que entra e sai do caixa, quando, quanto e por qual motivo. A partir dessas informações, faça uma estimativa para os próximos meses e use o comparativo do previsto com o realizado para tomar as decisões futuras.
Esse controle diário e previsão de gastos é o que vai garantir a segurança financeira da sua empresa! Para isso, recomendamos a utilização do Sistema Fluxo de Caixa Online. Ele possibilita fazer lançamentos de forma rápida, de qualquer dispositivo conectado à internet, com relatórios detalhados e de fácil interpretação. Assim você conseguirá identificar situações críticas com antecedência e poderá tomar as medidas certas, assegurado por números reais e precisos.
Com esses cuidados seu negócio ficará muito bem estruturado e você poderá resolver o problema de diversas pessoas com o seu produto, mercadoria ou serviço, enquanto realiza o seu sonho de empreender.