Crise financeira na empresa? Saiba como evitar!
Já ouviu falar em empresas que estão aparentemente bem, rendendo lucros, com as vendas em alta, contas em dia e de repente… “quebram”? A crise financeira na empresa acontece tão repentinamente que nem mesmo o empresário sabe explicar o que houve!
Isso é mais comum do que parece. São casos de pessoas que não avaliam a gestão financeira da sua empresa e não fazem o acompanhamento adequado.
Enganos do saldo de caixa positivo
Muitos acreditam que se verificarem o saldo final de caixa uma vez por semana e se o mesmo estiver positivo, têm a tranquilidade de manter uma empresa sempre lucrando. Entretanto, é preciso verificar diária e detalhadamente o Fluxo de Caixa, pois o saldo final de uma semana não mostra a real situação da empresa. Se não houver este acompanhamento, o empreendedor pode estar com problemas financeiros sem saber.
Em situações de crise financeira na empresa, pode até ter um saldo final de caixa positivo em um período de uma semana, mas na avaliação diária, terá dias em que o saldo terá sido negativo e impactado no pagamento das contas. É quando se recorre ao dinheiro fabricado, ou seja, a outros recursos como empréstimos, desmobilizações e antecipações. Isso gera juros e prejuízo para a empresa.
Você pode evitar uma crise financeira na empresa
Com acompanhamento diário do Fluxo de Caixa usando um sistema com plano de contas gerencial, é possível identificar se o que aparece no saldo final de caixa é proveniente da receita da empresa ou de fábrica de dinheiro.
É preciso considerar que este valor não é o lucro, mas a liquidez (dinheiro em caixa) e que precisa estar disponível para efetuar pagamentos. Em hipótese alguma a empresa pode gastar mais do que recebe. Se o dinheiro não está sendo suficiente para pagar as contas, é ideal elaborar um planejamento orçamentário.
Portanto, nenhuma empresa “quebra” de repente. A perda de dinheiro acontece aos poucos, porém a falta de informação pode ser um inimigo silencioso que só se pronuncia quando o negócio já está bastante comprometido.
Por isso, é fundamental que o empresário se informe sempre por meio de leitura, cursos, palestras e faça o acompanhamento diário e detalhado do Fluxo de Caixa. Pois este é o único caminho para evitar uma crise financeira na empresa e obter sucesso com o seu negócio.