A verdade sobre os problemas financeiros

Qual a raiz dos seus problemas financeiros? Entenda a verdade sobre eles e como resolvê-los com o fluxo de caixa!

Você já ouviu alguém dizer que a grama do vizinho é mais verde? Quando nós olhamos para os nossos problemas financeiros, é comum pensarmos que eles são piores que os das outras pessoas e facilmente buscamos uma “boa” justificativa para nos mantemos em nossa zona de conforto.

 

O seu problema financeiro não está na economia do país

O mercado, a concorrência, os bancos, os juros, os devedores, a economia do país… Sempre se encontra uma justificativa externa para os problemas financeiros da empresa. E é verdade que muitos destes fatores dificultam a vida do empreendedor brasileiro, mas, quando se fala de empreendedorismo e finanças, tanto a causa quanto a solução, na maioria das vezes, estão dentro de casa.

Elimine as crenças limitantes

Faz parte da nossa cultura a resistência a assuntos de finanças. Aprendemos fórmulas prontas, mas não fomos ensinados a interpretar os números. Além disso, muitas pessoas tiveram crenças limitantes alimentadas durante a infância, como a ideia de que só se pode ter dinheiro quando se nasce em “berço de ouro”. Crenças herdadas que inibem suas ações e as impedem de crescer.

Então, quando a pessoa decide empreender, alimenta um sonho, faz acontecer, mas, muitas vezes, trava na gestão financeira. Entretanto, vale considerar que sempre há tempo para recomeçar, buscar novos conhecimentos e se permitir viver uma nova história, livrando-se dos “fantasmas da mente”.

 

Entenda os conceitos básicos de finanças

O primeiro passo para sair do vermelho é buscar conhecimento. É importante entender conceitos básicos de finanças como a diferença entre regime de caixa e regime de competência, lucro e liquidez, custo e despesas, pois serão úteis na hora de organizar as finanças da empresa.

No artigo “Terminologia da administração financeira” você encontrará esses e muitos outros conceitos financeiros básicos que o ajudarão em sua pesquisa.

Saiba identificar a raiz dos problemas financeiros

Aprender a interpretar os números do negócio é fundamental para entender como a sua operação funciona e o que você pode fazer para acabar com a perda de dinheiro. Para isso é preciso saber quanto entra e sai do caixa, quando e porquê. Além disso, é importante fazer uma previsão de entradas e saídas futuras, para evitar que falte dinheiro no caixa em dias de pagamento, e também para se preparar para situações de imprevistos.

Organize as finanças com um Fluxo de Caixa

Este controle financeiro pode parecer difícil se você pensar em “informações soltas”. Mas não recomendamos que você faça isso sem o auxílio de uma ferramenta apropriada. É preciso elaborar um Fluxo de Caixa, no qual você faça lançamentos diários das entradas e saídas de dinheiro no caixa, registre a sua previsão para os meses seguintes e possa extrair relatórios comparativos.

Analise o Fluxo de Caixa diariamente

Com a utilização diária de um Fluxo de Caixa você consegue ter uma visão geral das finanças da empresa e identificar a real causa da falta de dinheiro para pagar as contas do dia a dia. Além disso, você economiza tempo, reduz riscos, simplifica a gestão financeira e, no caso de um Fluxo de Caixa Online, você consegue tomar decisões com base nos números do negócio em tempo real.

 

O futuro da empresa depende das suas escolhas

O velho ditado só é válido enquanto você acredita nele. Porque tudo depende da forma como você enxerga a situação e das ações que você toma. A “grama mais verde” pode ser a sua, se regada adequadamente! Portanto, se você quer sair do buraco, reveja seus conceitos, descubra a verdade sobre seus problemas financeiros e recomece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também