Fluxo de Caixa: a Solução para Limpar seu Nome

Ajuda Financeira

Após perder o controle financeiro, Alfredo encontrou no Fluxo de Caixa a solução para limpar seu nome.

Quando Alfredo abriu sua empresa, estava certo de que venderia bastante e não teria qualquer tipo de preocupação, pois havia entrando em um mercado em crescimento. Entretanto, não se atentou à necessidade de fazer o Fluxo de Caixa e acabou perdendo o controle financeiro do seu negócio.

Sua especialidade era vender peças de moto pela Internet. Como ele tinha bons fornecedores e contava com as facilidades da web, sentia-se confortável e seguro. Conforme havia previsto, teve muito sucesso nas vendas e sempre entrava dinheiro em seu caixa.

Devido à grande procura, Alfredo sentiu necessidade de investir no crescimento do seu negócio. Então alugou um espaço maior para fazer o seu estoque, comprou uma grande quantidade de peças (bem mais do que o que costumava vender) e, empolgado com sua repercussão no mercado, gastou com propaganda em diversos sites.

Tudo parecia estar caminhando bem, até que começou a faltar dinheiro para pagar algumas contas. Na tentativa de fazer malabarismo com o que entrava e saía, começou a atrasar os pagamentos, alternando as contas que seriam pagas em cada mês. Mas o buraco estava crescendo e em um determinado momento Alfredo abriu mão de pagar a fatura dos fornecedores, que era o que estava pesando mais.

Com uma conta a menos, a situação pareceu um pouco melhor, mas logo depois sua secretária o procurou para comunicar o recebimento de uma carta que estipulava um prazo de até dez dias para o pagamento da dívida, caso contrário seu nome seria negativado. Alfredo, que não tinha de onde tirar dinheiro para pagar essa dívida, ignorou o comunicado e viu as portas de crédito se fecharem para a sua empresa.

O Fluxo de Caixa para limpar seu nome

Ele sabia que precisava resolver esse problema, mas não tinha ideia de como isso seria feito. Então começou a pesquisar a respeito e descobriu que o único modo seria começar a trabalhar com o Fluxo de Caixa. Porém, não entendia muito de finanças e sentia a necessidade de compreender como aplicá-lo em seu negócio. Foi quando decidiu fazer um curso de Fluxo de Caixa.

Apesar de Alfredo ter esperança de aprender um pouco sobre essa ferramenta para sair das dívidas, não se sentia à vontade com os números e alimentava certo preconceito quanto ao tema. Mas, diferente do que imaginava, ao serem abordados assuntos de seu dia a dia, ter a oportunidade de conversar com outros empresários que estavam na mesma situação e ver a aplicabilidade imediata do Fluxo de Caixa em seu negócio, não só conseguiu absorver as informações que precisava, como saiu de lá cheio de motivação para agir, planejar e realizar.

Depois do curso, Alfredo passou por um longo processo até conseguir limpar seu nome e recuperar a saúde financeira de sua empresa. Entretanto, desde o primeiro dia de utilização do Fluxo de Caixa, voltou a ter boas noites de sono, pois havia adotado medidas para aumentar seu capital de giro (como ajustar as datas de pagamento e recebimento das contas e evitar o dinheiro parado no estoque), aprendeu a controlar os números do seu negócio e pôde contar com uma previsão para o término da dívida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também