Porque as Empresas Passam por Dificuldades

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Entender a origem dos erros cometidos é primordial para o empreendedor resolver os problemas do seu negócio.

Muitos empreendedores ficam tentando buscar algumas respostas (pulo do gato) para ter um negócio bem-sucedido. Os problemas de gestão, na sua grande maioria, são os mesmos e por vezes parecem intransponíveis. É necessário compreender que não somos limitados pela concorrência ou mercado e sim por não entendermos a origem dos erros cometidos.

A raiz da gestão é que na escola ensinam a repetir fórmulas e as informações transmitidas têm como foco o passado, quando elas deveriam ajudar as pessoas a descobrir o que elas têm prazer de fazer, o que querem de verdade. Na falta desta situação a única alternativa que sobra para as pessoas é ficarem sujeitas àquela antiga forma de aprender por tentativa de erro e acerto, no entanto, tudo que as pessoas precisam é buscar uma nova forma de pensar, agir, medir, avaliar e padronizar.

Algumas dicas para ter um negócio bem sucedido:

  • Procure saber quem realmente você é, onde está atualmente, onde pretende chegar e em que espaço de tempo;
  • Conheça as regras antes de entrar no jogo;
  • Levante os pontos fortes e fracos de seus concorrentes;
  • Não abra um negócio sem montar um plano de negócios para avaliar com detalhes a viabilidade da sua ideia;
  • Defina qual é o negócio da empresa e compartilhe como todos da equipe;
  • O principal objetivo de uma empresa é saber escutar e servir as pessoas na busca de uma solução adequada para um (a) necessidade, desejo ou problema;
  • Esteja preparado para correr riscos e, se for necessário, tentar um novo caminho;
  • Estabeleça diretrizes (objetivo + valor + tempo + método);
  • Busque fazer as coisas de maneira simples e efetiva, tenha foco;
  • A decisão da solução mais adequada tem como premissas: levantamento das informações, análise da situação atual, avaliação das alternativas, medir o resultado e implantação da ação;
  • Leia, estude, pois aprender com os erros dos outros é a forma mais rápida de êxito;

Aprenda a perguntar

  • Por quê
  • O quê
  • Como
  • Quem
  • Quando
  • Quanto
  • Onde
  • A diferenciação é que move uma empresa, então procure proporcionar experiências emocionais aos clientes;
  • Saiba negociar com funcionários, fornecedores e clientes;
  • Treinamento de equipe é fundamental, portanto, desenvolva um sistema de premiação através de pontuação para alguns quesitos de desempenho;
  • É imprescindível conhecer os números do negócio para a tomada de decisões;
  • Não comece a gastar dinheiro sem saber como vai ganhá-lo;
  • Tudo que não é medido não é gerenciado;
  • Tenha um rígido acompanhamento do Fluxo de Caixa, que é considerado o pulmão da empresa, enquanto que o capital de giro é o oxigênio;
  • Mesmo tendo lucro, as empresas quebram por falta de dinheiro no caixa (liquidez);
  • Tenha critério para definir os preços;
  • Analise produtos, serviços e mercadorias por margem de contribuição.

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